O Limão da Costa Amalfitana

Por Priscilla Santos da Silva

Vir para a Costa Amalfitana e não saber de onde vem o limão não tem sentido! Por isso, eu quero apresentar para vocês esta imersão em meio à natureza e sabores da divina costa na região da Campânia, na Itália! Trabalhei por quase três anos com eles e quero dividir com vocês esse mundo!


A família Aceto vem conservando seus jardins por mais de cinco gerações, Luigi Aceto, o Gigino, é um senhor de 85 anos que até hoje levanta às cinco da manhã para cuidar dos seus bebês, os limões! Muito mais que tradição, este senhor transparece o amor que tem pelas suas criações através de poesias: “Nasci no meio dos limões, então não tenho sangue, o que corre em minhas veias é o suco do limão”. Você poderá ter a chance de encontrá-lo no meio do tour e ele com certeza abrirá um belo sorriso dizendo benvenuti.


O famoso limão se chama “sfusato” Amalfitano e ele tem um formato totalmente diferente, longo e cheio de crateras, isso faz dele um limão especial e rico de óleos essenciais (a melhor parte do limão é a casca). Durante muito tempo a família Aceto trabalhava só com a venda de seus limões, pois são cerca de 14 hectares de terra e chegam a produzir 900 kg de limões ao ano. Porém o seu filho mais novo, Marco Aceto teve a iniciativa de fazer uma transformação dos seus limões: por que não fazer do limão um limoncello? Sim, e é o melhor Limoncello que já experimentei em toda a Costa, sabem por que? Pois os limões dos Acetos são orgânicos e são membros do Slow Food, não tem inseticidas e tudo aqui é feito a mão. O limoncello é feito somente com a casca de limão, sem suco, sem usar qualquer outra parte do limão, que por sinal é doce e podemos até comer, pois como eu disse, é orgânico.



A Produção do Valle dei Mullini cresceu e com isso também entrou Salvatore Aceto que era contador em Positano, e tinha uma vida muito estável, porém muito estressante e sem a presença familiar. Seu pai todos os dias pedia ajuda para administrar a fazenda e em 2011 ele tomou a decisão de voltar às origens e cuidar da sua terra, seu patrimônio e os bebês limões. Graças a esta virada de vida pessoal, foi criado o Lemon Tour!




O tour é um passeio educacional onde aprendemos sobre natureza, agricultura, jardinagem, sabor e muita história. Salvatore e Carmela e muitas vezes eu (2015 e 2016) esperam vocês na praça principal de Amalfi em um golf car e os levam até a fazenda no Vale dei Mullini, são 900 metros de distância entre o centro e a fazenda. Chegando lá, vocês terão noção do quão diferente são as fazendas aqui comparadas as do Brasil ou de outros países.


Cheguei aqui em 2015 e comecei pelo Lemon tour a minha jornada de trabalho e de paixão pela vida local da Costa Amalfitana. Durante este período apresentamos programa de TV, ensinamos a fazer limoncello, acompanhei grupos de 2, 10 e de 50 pessoas. Subir e descer escadas não é fácil, mas a garantia de ver as pessoas felizes e interessadas, curiosas a saber sempre mais sobre este mundo agrícola daqui me fazia sempre sorrir ao contar as histórias.







Os limões aqui não ficam em direção horizontal, mas sim em jardins verticais, então os 14 hectares viram 400 metros acima do mar, em uma montanha verde e amarela que lembra a nossa terra. O tour é caminhando, mas é cheio de novidades e degustações, vocês irão saber como são plantadas as árvores, degustarão o limão por inteiro, conhecerão como é aplicado o limão aqui na culinária, na saúde e até na limpeza. Depois vocês entrarão nos pergolados de limões e irão perceber o trabalho que é para manter este jardim. Aqui é importante cada um cuidar do seu jardim, pois se acaso o proprietário não fizer sua parte, podem acontecer catástrofes como muros e pedras caírem sobre outros jardins e casas.

Depois de passar pelas arvores vocês irão degustar um bolo artesanal de limão feito pela Giovanna, mulher do Salvatore, um bolo molhadinho, com gosto de limão que jamais tinha comido na vida.





O tour continua, com um tutorial de como é feito o limoncello, degustação das várias vertentes do do mesmo e ainda finaliza com uma viagem na história desta linda família.

Além disto, a família oferece uma imersão na culinária italiana: comer como italianos e com italianos! Eles ensinam a cozinhar receitas relacionadas ao limão como: pasta al limone, provola na folha de limão, tiramisu al limone, são inúmeras delícias que são ensinadas com amor pela família Aceto. O cooking class realmente é uma experiência única em um misto de cultura gastronômica e tradição familiar.


Complemento ainda que eu nunca vivi nada parecido no Brasil, a natureza, o trabalho dos jardineiros, o cuidado com o limão e o amor que transborda quando eles contam sua história, vale a pena conhecer esta família.

Trabalhei com a Família Aceto durante 2015, 2016 e em 2018 voltei para apresentar aos brasileiros este mundo do Limão. Se você tem interesse em embarcar em uma imersão amalfitana por um dia, conheça o Dia amalfitano onde iniciamos nosso dia no limoeiros e terminamos na menor cidade da Itália, a experiência a pé encanta os brasileiros que querem conhecer a vida local da Costa Amalfitana.


clique aqui e saiba mais para o passeio.


70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo