Não venha para a Costa Amalfitana de carro



A bela estrada conhecida como “Strada Statale Amalfitana” dá uma sensação de paz sò de olhar. A ideia de alugar um carro pequeno, como uma fiat 500 e fazer um 360 pelas pequenas cidades da região parece simples, mas a realidade é outra.


Neste artigo vou te falar porque alugar um carro pode ser um pesadelo nas suas férias. Mas com as dicas e informações claras, você poderá planejar um tour de carro, sabendo exatamente qual o melhor horário para circular e o periodo que é impossível pensar em carro.



Viajar de carro nos dá uma liberdade de ir e vir, sem horários e sem pressão. Sim, é verdade! Porém, já pensou alugar um carro, sair de Positano, pegar um trânsito caótico e chegar em Amalfi e não ter estacionamento? Bem, esta é a realidade do mês de julho e agosto por aqui. Podem ter exceções, em alguns horários do dia, mas normalmente é praxe. Tanto que o Amalfitano, as pessoas locais nem usam carro. O meio de transporte preferido aqui é a moto, a vespa, e lambretta.


A maioria dos hotéis não tem estacionamento

Os hotéis ficam nas montanhas e lá em cima não tem estacionamento. Há grande risco de não ter um estacionamento e você terá que procurar ao redor em estacionamento privado ou ainda na rua (sempre pagando). Os valores diários de estacionamento variam entre 20 a 50 euros por dia. Dependendo da cidade e onde está localizado o hotel.




O valor do estacionamento é caro

Além do valor diário de estacionamento, você irá viajar em diferenciadas e deverá estacionar em cada uma. Os valores dependem tambem da cidade e inclusive o tamanho do carro. Então um exemplo é uma fiat 500 o valor de estacionamento é 3 euros e uma fiat 500 large é 5 euros, isso no mês de abril e maio. No mês de agosto esse valor fica entre 5 e 10 euros. Em Positano os valores estão entre 10 a 15 euros a hora em agosto. Lembrando que os valores podem não importar quando estamos de ferias, mas fazer todo o trajeto e chegar em uma cidade e não encontrar estacionamento, isso pode acabar com as nossas férias.



Ha poucas bases de posto de gasolina

A área da Costa Amalfitana é de 42 km, e nesta distância temos poucos postos de gasolina. Aproveite esta dica, que aqui já tem marcado no google maps onde estão os postos:

1 em Vietri/salerno,

1 em Maiori,

1 em Ravello,

1 em Tramonti,

1 em Conca dei Marini ,

1 em Positano



A estrada é estreita

Pode não ser um problema pensar que você está em um dos lugares mais incríveis do mundo. Porém, ao ver um ônibus dando de cara com você em uma curva estreitíssima e onde a única opção é dar a ré, isso pode mudar seus conceitos. Não é o fim do mundo, dirigindo cautelosamente, você irá tirar de letra e para isso algumas dicas, quando você ouvir uma buzina vindo, quer dizer que um ônibus ou um caminhão está chegando do outro lado, nesta hora você para e fica bem próximo ao muro. Há sempre espelhos nas curvas e você deve estar atento, pois assim você ira compreender quem está chegando.



Tráfego

Esse pode ser o seu pior pesadelo se você vier de carro em um período de alta temporada e também dirigir em horários super movimentados. Mas claro que vamos por dicas: Entre fevereiro e abril (tirando o período de páscoa) e outubro e novembro vocês estão livres para vir com o carro, o transito normalmente é tranquilo. Ja no verão e nas famosas ferias italianas, o periodo de férias, o melhor é evitar vir de carro na Costa Amalfitana. Se não conseguir evitar, tente viajar para a costa durante a semana. Sobre horários, o ideal é sair da hospedagem logo cedo, entre 7 e 8 da manhã e voltar entre 14 e 16h ou ainda às 20h e 21h. Assim você está facilitando sua day trip em uma cidade da costa ou arredores.





Mas vamos às dicas A Costa Amalftiana

A Costa Amalfitana tem várias opções de locomoção e você pode unir o útil ao agradável, por exemplo vir com o transfer ou ônibus até o seu local de sua hospedagem.


Durante sua hospedagem você poderá usufruir da cômoda e fácil mobilidade do mar. O ferry, a Travelmar, é uma opção fácil, prática e barata para poder viajar na Costa Amalfitana. Então aproveite esta ferramenta que te ajudará a chegar em diferentes cidades sem pensar em trânsito e estacionamento.


Ah, mas quero ter a experiência de dirigir na costa e tirar fotos em lugares inusitados. Sim, você pode e deve! A ideia de alugar um carro, dentro da Costa Amalfitana, é super interessante e válida. Sugiro alugar ainda carros pequenos como fiat 500 ou Smart, alem de ser pequena, fácil de dirigir o estacionamento é mais economico. Há opções de aluguel dentro da costa, você aluga de manhã e devolve no fim do dia.


Posts recentes

Ver tudo